Páginas

twittar

Interesses e apresentaçôes

Esse espaço nasceu com o intuito de inovar a aproximação entre os blogs literários. Será um serviço criado principalmente para os blogs literários em geral.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Resenha: Os livros de Esteros - As crônicas de Fedors de Aldemir Alves da Silva.





Antes de começar a resenha quero mencionar que já tinha lido a outra edição e fiquei muito feliz com a evolução do livro ao receber esta atualização. Participei com alguns comentários que ajudaram o autor e isso me deixa mega contente! E que prefácio em Aldemir, ficou incrível!

Vamos à resenha:

As crônicas de Fedors - Os livros de Esteros é um romance épico escrito pelo autor Aldemir Alves da Silva. O livro conta sobre a família Destrus, uma família real que governa o reino mais conceituado de Naires: o continente Nórdico do planeta Esteros. A narrativa é iniciada pelo personagem Fedors, que é uma pessoa anônima na história. Não sabemos quem é, mas sabemos que fez parte da família dos Destrus.

Esse personagem Fedors aparece três vezes no livro, no começo, no meio e no final. A história que Fedors conta é narrada com destaque ao governo dos eracictos, uma raça similar aos homens (seres humanos). O que da para entender é que este governo é o mais poderoso de Naires, são os reis do norte os maiores da história. Eles são homens poderosos, em todos os contos heroicos eles são os mais citados. Se não houvesse o reino do norte e sua supremacia aquele mundo seria uma eterna bagunça.

Se de um lado existem os eracictos com suas narrativas épicas e dignas de respeito, do outro lado existe a facção dos Orcs, governadas por criaturas leprosas e a esperança de que um rei surgira e levara os orcs rumo à conquista do planeta. O autor narra mini-contos épicos onde antigos orcs reinaram sobre o planeta e eram saqueadores, esses orcs tinham um rei poderoso que os comandavam, uma espécie de rei dos orcs. Sabe aquele sentimento de uma guerra grande, um mal poderoso querendo surgir? Aquele sentimento que Tolkien passou em seu livro? Senti o mesmo lendo Esteros!!!O autor criou um pano de fundo realmente consistente e fantástico! O grande problema em Esteros se chama “Mussafar Destrus” um rei que não quer seguir as regras de seus antepassados e que com o tempo se tornou um bêbado inútil, incapaz de governar seu povo. Por esse motivo tudo está correndo perigo.

Uma lenda de um Orc poderoso chamado Nalefis é o que alimenta a guerra e trás esperança aos povos de pele verde, do outro lado à lenda dos Eracictos sustenta o reinado frouxo de Mussafar, pois foi o Rei Destrus, pai de Mussafar, quem deu fim aos terrores dos orcs.  Antigas narrativas de conflitos do passado são usadas em todo o livro e isso deixa a mitologia muito mais realista e fácil de entender. A história só progride mesmo depois que os filhos do rei são entregues a Panderios um mago que tem a missão de ensiná-los magias brancas, a partir desse momento Vamcast Destrus o filho de Mussafar começará a demonstrar a todos que esse mundo não é tão seguro quanto parece.  Será questão de tempo para que a lenda dos orcs volte a tomar forma. O pano de fundo da história começa a girar em Trono de Vamcast e Andor, a partir desse momento temos noção de que Fedors está narrando à história desses garotos. A lógica de tudo gira em torno da família dos Destrus.

A trajetória de Vamcast é muito bem escrita. O livro é focado todo sobre o vilão e sua conquista aos demais reinos de Esteros. vamcast se torna um típico matador de reis que procura a todo custo eliminar as coroas de Naires. 

O grande destaque do livro é os combates. O autor soube dar vida ao livro como poucos conseguem. A variedade de espadas e armaduras, montarias, estratégicas, tudo ficou muito bem escrito e deixou a coerência dos fatos convincentes. Uma leitura que exibe características incríveis dos tempos medievais, como forjas de espadas e armaduras, além de equipamentos medievais que marcaram época, como elmos, lanças, bacinetes, jalecos, espadas e bestas. Existem outras armaduras forjadas no século XV. O Aldemir demonstra possuir uma incrível noção do passado, e para quem escreve fantasia medieval isso é o mínimo que um autor deve saber. Os livros de Esteros é uma verdadeira enciclopédia medieval!

O trabalho da Selo Jovem também contribui muito para essa qualidade, a revisão e a diagramação ficaram impecáveis! A capa exibe uma beleza de encher os olhos, o papel é amarelado e não força as vistas, as cenas sãos descritas em tempo real para cada capítulo, ex: o norte, O leste, O Oeste. Isso prende o leitor.

Os trabalhos de ilustrações ficaram muito bons também, só que alguns desenhos ficaram escuros. Fica um pouco difícil enxergar, esse defeito a editora deve corrigir nos próximos livros impressos, fica a dica para a selo jovem.

Quotes retirado do blog do autor:

“Vamcast retirou sua pequena espada e correu... Correu o mais rápido que pode. Quando se aproximou a um metro, forçou seus calcanhares e ganhou impulso, dobrou os joelhos e lançou seu corpo aos ares, saltou sobre as costas do orc e ainda no alto, firmou as duas mãos no punho da espada, cravou-a sobre a espinha da criatura com muita força. O orc exalou um gruído agudo, libertou Destructor, mas antes que conseguisse raciocinar, Vamcast deslizou a lâmina lentamente de cima para baixo, rasgou um corte profundo e destroçou a espinha da criatura, o sangue jorrou e os ossos foram estilhaçados, teve as vértebras dilaceradas e a medula espinhal partida ao meio”.

Eu recomendo muito esse livro para os fãs de fantasia medieval. Esteros é uma grande obra de fantasia, temos aqui uma prova que temos autores de qualidade no Brasil e não é preciso ir longe para ler uma grande história. 

Preciso falar mais alguma coisa?

Compre o livro aqui:
Visite o blog do autor aqui
Skoob aqui

2 comentários:

  1. Olá!

    Parabéns pele resenha! Simplesmente fantástica!
    Gostaria de comprar este livro... no entanto, após ler esta resenha, a compra será efetuada o mais breve possível!

    Excelente comentário!

    Abraços,

    Daniel Moraes
    http://www.danielmoraesescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Resenha muito boa! Só tenho que agradecer ao amigo Anderson, que além de ler o livro se prontificou a escrever esse resumo maravilhoso! Estou feliz por agradar!

    ResponderExcluir